Catarata Infantil

Catarata Infantil

A catarata é quando a lente do olhos, chamada de cristalino, está opacificada. Ela é uma das principais causas de cegueira infantil tratável e com possibilidade de prevenção.

A catarata pode ser devido a diversas causas ( infecções intra- uterinas , hereditárias, trauma, inflamações intraoculares, tumores, uso de medicamentos , etc ). Pode estar associada a algumas síndromes, erros inatos do metabolismo, outras malformações oculares ou não apresentar uma causa definida..

Ela leva à baixa visual no olho acometido e, se não tratada rapidamente (geralmente através de cirurgia), a baixa visual pode se tornar irreversível devido ao desenvolvimento de ambliopia ( popular : “olho preguiçoso“ ).

Na infância existem 2 tipos de catarata :  a congênita, que está presente ao nascimento ou logo após e a adquirida, que ocorre mais tardiamente.

Geralmente ao exame se observa:

  • Leucocoria ( pupila esbranquiçada ), que pode ser observada em fotos com flash.
  • Estrabismo
  • Nistagmo ( tremor dos olhos ).
  • Diminuição da acuidade visual.

O  importante é que esse tipo de catarata pode ser detectada pela  alteração do reflexo vermelho do olho, chamado de Teste do Olhinho.

O tratamento deve ser o mais breve possível e pode ou não necessitar de cirurgia. Se o eixo visual da criança estiver comprometido, o tratamento cirúrgico deve ser efetuado o mais precoce possível.

oftalmologista brasilia - catarata infantil

Após a cirurgia, é essencial o acompanhamento com oftalmopediatra.

O uso de óculos, oclusores e uma estimulação visual correta são fundamentais para o bom desenvolvimento visual da criança.

“Realizamos o atendimento oftalmológico com foco em crianças, desde recém-nascidos até adolescentes. Nossa área de atendimento também engloba os adultos familiares das crianças, bem como pacientes de qualquer idade.
Lembrando que as doenças oculares na criança precisam ser diagnosticadas precocemente e tratadas adequadamente, a fim de evitar uma perda visual irreversível.”

Dra Karla Delalíbera Pacheco - 2Dra. Karla Delalíbera Pacheco

“Não existe idade mínima para uma criança usar óculos. A visita regular ao oftamologista é importante para evitar problemas futuros”

Dra Juliana de Souza Rocha - 2Dra. Juliana de Souza Rocha

ARTIGOS

2019-04-23T21:42:09+00:00