Pseudo estrabismo infantil

Pseudo estrabismo infantil

Pseudo estrabismo, também chamado de falso estrabismo, como o próprio nome diz, é uma condição em que os olhos parecem estar desviados (mais comum para dentro). Na verdade, os olhos estão alinhados e não há desvio.

É uma condição muito comum em bebês, pois existe uma prega nos cantos internos dos olhos (epicanto) e a ponte nasal é mais larga, dando a impressão de que os olhos estão “ tortos para dentro “.

É importante avaliação com oftalmopediatra para fazer diagnóstico diferencial com estrabismo verdadeiro.

oftalmologista brasilia - Pseudo estrabismo infantil

“Realizamos o atendimento oftalmológico com foco em crianças, desde recém-nascidos até adolescentes. Nossa área de atendimento também engloba os adultos familiares das crianças, bem como pacientes de qualquer idade.
Lembrando que as doenças oculares na criança precisam ser diagnosticadas precocemente e tratadas adequadamente, a fim de evitar uma perda visual irreversível.”

Dra Karla Delalíbera Pacheco - 2Dra. Karla Delalíbera Pacheco

“Não existe idade mínima para uma criança usar óculos. A visita regular ao oftamologista é importante para evitar problemas futuros”

Dra Juliana de Souza Rocha - 2Dra. Juliana de Souza Rocha

Quando levar a criança a um oftalmopediatra?

Após o nascimento, é necessário que o bebê faça o teste do olhinho em busca de alterações no reflexo pupilar associadas a algumas doenças oculares. Esse teste pode ser realizado pelo médico generalista ou pelo pediatra, mas caso alguma alteração seja encontrada, é importante que a criança passe por uma avaliação oftalmológica completa que só o oftalmologista ou o oftalmopediatra é capaz de realizar.

Da mesma forma, outras alterações oculares como o estrabismo e os erros de refração também necessitam de um acompanhamento regular com o especialista.

Assim, a qualquer sinal de alguma doença nos olhos, a consulta com o oftalmopediatra é essencial.

O que é o teste do olhinho?

O teste do olhinho é um exame oftalmológico simples que consiste na utilização de um feixe de luz para iluminar o olho do bebê, estimulando a produção de um reflexo vermelho natural no globo ocular. A produção desse reflexo, sem nenhum tipo de obstáculo ou formação de coloração branca, é sinal de que a criança apresenta uma visão saudável.

O teste do olhinho é feito para ajudar a prevenir e diagnosticar doenças relacionadas com a saúde ocular, como a catarata congênita, o glaucoma, infecções, cegueira, retinoblastoma e outros quadros clínicos que podem ser desenvolvidos ainda na infância. Em muitas crianças, essas doenças só são diagnosticadas em uma idade muito avançada, situação que dificulta o tratamento de qualquer um desses quadros clínicos, resultando em graves problemas de visão. A intenção do teste do olhinho é detectar precocemente os problemas para poder, quando necessário, começar o tratamento imediatamente.

Como é feita a avaliação oftalmológica das crianças?

Muitas alterações podem ser diagnosticadas apenas com a observação do comportamento da criança. Os bebês, por exemplo, devem ser capazes de identificar e pegar um objeto, acompanhar com o olhar a movimentação de pessoas a seu redor e reagir a mudanças na iluminação do ambiente.

Por volta de 1 ou 2 anos de idade, já dá para ver como a criança anda, se ela tropeça muito, se bate em objetos espalhados pelo ambiente ou se consegue desviar deles. A partir dos 4 anos de idade, a criança já poderá ler letras e números e realizar um teste de visão mais tradicional, descrevendo imagens e identificando cores.

Apesar dessa avaliação observacional, se o médico achar necessário realizar um exame de fundo de olho em crianças muito pequenas, pode ser necessário sedá-la dentro da sala de cirurgia.

AGENDE SUA CONSULTA PELO (61) 4104-1346 ou 98239-0089
OU NO FORMULÁRIO ABAIXO – Contato pelo Whatsapp otorrino taguatinga whatsapp clique aqui

Aceitamos mais de 50 convênios – clique aqui para ver a lista completa

Nome:

Telefone:

E-mail:

Consulta:

Convênio:

Oftalmologista:

Data de preferência:

.

ARTIGOS

2019-04-23T21:44:21+00:00