Teste do olhinho

Teste do olhinho

O teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho é um exame realizado nos bebês logo após o nascimento, a fim de detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual da criança , comprometendo o seu desenvolvimento visual.

Ele permite realizar o diagnóstico de algumas doenças ( a principal doença detectada é a catarata congênita ). Outras doenças que o teste do olhinho diagnostica são:  glaucoma congênito, retinobastoma, retinopatia da prematuridade, infecções, traumas de parto e mal formações oculares.

É um exame rápido e indolor, que possibilita a identificação de um reflexo vermelho, quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê.

A Sociedade Brasileira de Oftalmopediatria ( SBOP ) sugere que uma consulta com oftalmologista seja realizada a cada 6 meses durante os 2 primeiros anos de vida e após, anualmente, até os 10 anos de idade. Caso seja diagnosticada alguma alteração no exame, a frequência das consultas poderá ser menor, conforme o caso.

“Realizamos o atendimento oftalmológico com foco em crianças, desde recém-nascidos até adolescentes. Nossa área de atendimento também engloba os adultos familiares das crianças, bem como pacientes de qualquer idade.
Lembrando que as doenças oculares na criança precisam ser diagnosticadas precocemente e tratadas adequadamente, a fim de evitar uma perda visual irreversível.”

Dra Karla Delalíbera Pacheco - 2Dra. Karla Delalíbera Pacheco

“Não existe idade mínima para uma criança usar óculos. A visita regular ao oftamologista é importante para evitar problemas futuros”

Dra Juliana de Souza Rocha - 2Dra. Juliana de Souza Rocha

ARTIGOS

2019-04-23T21:41:23+00:00